Cistite sabulosa devido à síndrome de paralisia idiopática da bexiga em um equino castrado
Palavras-chave:
urólito, bexiga urinária, neuropatia, incontinência urináriaResumo
A paralisia idiopática da bexiga em equinos pode causar acúmulo de sedimentos macroscópicas no aspecto ventral do órgão, denominada cistite sabulosa. Relata-se o caso de um equino castrado de 16 anos de idade, 290 kg, que apresentava incontinência urinária há aproximadamente dois meses. O exame físico revelou incontinência urinária, edema, irritação e formações de crosta na região do prepúcio, com parâmetros vitais dentro da normalidade. À palpação transretal identificou-se a bexiga distendida e facilmente esvaziada por pressão manual, com a urina apresentando uma grande quantidade de sedimentos com aparência arenosa (sabulosa). O exame de urina revelou abundância de cristais de carbonato de cálcio, fosfato amorfo e fosfato de cálcio, e ultrassonografia transretal mostrou espessamento da mucosa da bexiga e conteúdo com grande quantidade de sedimentos, formações hiperecogênicas difusas e uretra pélvica distendida com líquido em toda a sua extensão. O tratamento incluiu a administração de cloreto de betanecol, glicerina tópica na região do prepúcio e membros para evitar lesões cutâneas e correção na alimentação. A síndrome da paralisia idiopática da bexiga é infrequente na rotina clínica de equinos que apresentam distúrbio do trato urinário, mas não compromete a sobrevivência do animal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joandes Henrique Fonteque, Anderson Souza, Milena Carol Sbrussi Granella, Fabrício Desconsi Mozzaquatro, Mere Erika Saito, Nádia Cristine Weinert, Julieta Volpato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This is an open access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.